Capacitação do surdo para o mercado de trabalho

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012


Cada vez mais, as pessoas portadores de deficiência têm conseguido avanço na inclusão social. Contudo, infelizmente, segundo o CONADE (Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas Portadoras de Deficiência Física) as pessoas passam ainda por muitas dificuldades de comunicação e aceitação no ambiente de trabalho.

A inclusão social do surdo já começa quando a pessoa se relaciona com o mundo, adquirindo experiência com outras pessoas e trocando informações. Para o surdo que nasce em uma família na qual só tem ouvintes, a troca de informações e experiências tornam-se mais complicadas e atrasam seu desenvolvimento. Mesmo sem querer, o surdo fica isolado. Desta forma, sua experiência é apenas visual: os adultos ouvintes conversam entre eles e o surdo só observa os movimentos labiais, ficando sem entender. O mundo para ele é diferente.

A língua de sinais é a linguagem que o surdo utiliza para a sua comunicação. Essa língua faz parte da sua cultura, ele necessita dela para auxiliar na sua formação, para que ele tenha uma profissão digna e seja independente economicamente e se realize profissionalmente.

Com a formação, o surdo terá mais facilidade no mercado de trabalho e oportunidade de mostrar sua competência. Só dependerá de as empresas abrirem as portas para ele, dando oportunidades.

Mesmo com leis de inclusão social para os deficientes, ainda há uma grande resistência com os surdos dentro do mercado de trabalho.

Enorme é a dificuldade de capacitação e especialização em seus diversos níveis, começando em casa e se expandindo nas escolas e entidades que oferecem cursos profissionalizantes.
As empresas deveriam confiar e investir mais nesses profissionais, que tanto têm para oferecer. Precisamos nos conscientizar que todos têm direito ao ensino.

Em 2012, sabendo da importância da capacitação para todos, a Dtcom começou a disponibilizar tradução em libras para seus cursos (disponíveis no AVA - Ambiente Virtual de Aprendizagem) e está se preparando cada vez mais para oferecer conteúdos específicos para esse público.

video

Suliany Rosa

Pós-graduada em Bilíngue para Surdos, Designer e tradutora dos cursos Dtcom para Libras.

2 comentários:

  1. Dori disse...:

    tem este curso de capacitação também para pessoas que não são deficientes mas querem aprender os sinais?

  1. Olá Dori! Temos ótimas notícias: Ainda em 2012, a Dtcom irá lançar o curso "Noções gerais sobre Libras". Assim que tivermos maiores informações, entraremos em contato. Obrigada pela sua mensagem!

Postar um comentário